quarta-feira, 25 de março de 2020

Recife e Olinda: o que fazer por lá?

Escrever sobre Recife é difícil. Gosto muito dessa cidade. Perdi as contas de quantas vezes fui pra lá, na época que fazia faculdade de jornalismo, curtir a noite e as belezas que ela oferece! Então, vamos lá!

O terminal de ônibus é super bonito, confortável e reformado! O bom é que de lá você pode pegar o metrô e desembarcar em Boa Viagem, a praia mais conhecida da cidade! Aliás, é lá que está o Arrecifes Hostel, da rede HI! Um hostel bem gostoso e charmoso, com ótimo espaço e várias redes.

Na Av. Boa Viagem, além do calçadão, ótimo pra praticar esportes, há vários quiosques. Passar uma tarde lá é uma das melhores coisas do roteiro da viagem. Sugiro aproveitar a oportunidade para dar um mergulho. Apenas tome cuidado com os tubarões, que na hora da maré alta podem atravessar os arrecifes.

Aliás, vale uma informação aqui! Pra quem ainda acha que o tubarão é um animal naturalmente violento ou assassino, saibam que esse comportamento dele e essas aparições em áreas de banhistas é fruto da ação do homem que destrói a natureza e, nesse caso particularmente, ocorreu por conta da construção do Porto de Suape, a poucos quilômetros de Boa Viagem, justamente em uma área onde havia uma grande população desse animal. Nesse caso (como na maioria), o assassino é outro!

Ainda falando da vida marinha, se você gosta de mergulhar, esse é um ótimo local, principalmente se curte naufrágios. Por ser um local estratégico no Oceano Atlântico, muitas guerras já ocorreram nesse pedaço do litoral do Brasil e conseqüentemente muitos navios foram afundados por ali. Procure a escola de mergulho Aquáticos e faça um passeio com eles. Garantia de momentos inesquecíveis.

Ainda no Cais das Cinco Pontas, aproveitei pra embarcar em um catamaran da Catamaran Tours que faz um delicioso passeio pelo Rio Jaguaribe. A cada ponte, uma nova história, e você conhece um pouco mais da capital de Pernambuco. Se puder, tente pegar uma das últimas saídas e acompanhar o por do sol do barco! Lindo demais!


Já de volta e em terra firme, saia para passear pela cidade. No chamado Recife Antigo, onde a cidade nasceu e local do famoso Marco Zero, há muitas opções legais. Centros culturais, artesanato, locais históricos e ruas lindas e preservadas! Recomendo visitar a Torre Malakoff e a Casa dos Bonecos Gigantes, onde é possível saber mais sobre os bonecos gigantes de Olinda. Vale a pena parar em algum dos restaurantes de lá para tomar uma cerveja, refrigerante ou uma água de côco.

À noite essa área é bem agitada e muitas vezes acontecem shows e restaurantes oferecem música ao vivo. Confira a agenda cultural da cidade sempre pra saber o que vai rolar por lá!!

Um lugar lindo para se conhecer ainda perto do marco zero é o Parque das Esculturas. Por R$ 5,00 (cinco reais), você atravessa de barco um pedaço do canal e visita algumas das obras de Francisco Brennand, o maior escultor que Pernambuco já conheceu! Mas calma, isso é só o aperitivo, pois a sua oficina, a Oficina Brennand, localizada no norte da cidade, é um espetáculo! Eu diria que, para aqueles que gostam de arte, é um passeio imperdível!

Não tem como falar de Recife e não citar Olinda! A cidade irmã, dona do carnaval mais divertido do Brasil e cheia de história pra contar está logo ali ao lado. De ônibus, em 30 minutos você chega. E vale a pena! Pra quem pensa que Olinda não tem boas praias, se engana. Tem sim, mas realmente esse não é o foco! E se a ideia é passar uns dias em Olinda, já recomendo logo o Albergue de Olinda, que fica pertinho do centro histórico e do Bar Aritana.

Andar pelas ladeiras de Olinda é aprender e viver um pouco dos velhos tempos do Brasil. A arquitetura histórica é linda e lá no Alto da Sé, do terraço da Catedral, a vista é de cair o queixo. Não deixe de caminhar pelas pedras do calçamento histórico de Olinda, visitar pequenas casas de arte, parar para tomar uma água de coco ou um suco de seriguela e admirar essa obra de arte, que se transforma durante os meses do ano.

Nossa, o post já tá acabando e quase esqueço de falar do novo estádio de futebol construído em virtude da última Copa do Mundo. A Arena Pernambuco fica fora de Recife, em São Lourenço da Mata e o acesso é rodoviário (com estacionamento pago) ou de metrô (a estação Cosme e Damião, na linha laranja, fica a 700m do estádio). Confira sempre o mapa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário