domingo, 11 de junho de 2023

Parque das Dunas: conheça a sua história e as suas belezas

Natal é uma cidade que guarda uma série de belezas. São praias, dunas, monumentos históricos e cenários capazes de fascinar moradores e visitantes. Entre eles, está o Parque das Dunas, que oferece um incrível contato com a natureza e muitas atrações especiais.

Para quem aprecia um piquenique, uma boa trilha ou programas culturais, o que não faltam são opções de divertimento e lazer no local. E como se esse já não fosse um bom motivo para conhecê-lo, saiba que o parque ainda é responsável por dar um show de consciência ambiental. Quer saber mais sobre seus encantos? Confira!

História

O Parque das Dunas foi criado em 1977 e, desde então, vem atingindo seu objetivo de ser um espaço para preservação ambiental, além de área de estudos científicos e de ecoturismo e lazer. Hoje, ele é considerado o maior parque urbano sobre dunas do país, com uma área de 1.172 hectares.


Biodiversidade

Com vegetação característica da Mata Atlântica, Caatinga e Tabuleiro litorâneo, o parque conta com uma biodiversidade riquíssima, identificada em sua flora e fauna. Praias, dunas, mata e floresta atlântica compõem as paisagens do lugar, que possui grande variedade de plantas e espécies de árvores.


Faixas de Zoneamento

O parque é dividido em cinco zonas diferentes, cada uma com um objetivo específico. São elas: a zona primitiva, a zona de uso extensivo, de uso intensivo, de recuperação e de uso especial. No geral, elas são elencadas de acordo com o nível de intervenção do homem no ambiente. Isso facilita a organização de estudos, pesquisas e, principalmente, a conservação da biodiversidade.

Atrações

Já deu para notar que existe muito para ver e fazer nesse reduto natural, não é mesmo? Mas se você quer algumas sugestões para se inspirar, aí vão dicas incríveis:

Trilhas

Fazer uma trilha no Parque das Dunas é ter a chance de ver de perto toda a diversidade do ecossistema local. E existe opção para todos! O parque oferece três possibilidades de trilhas – Ubaia Doce, Peroba e Perobinha. Cada uma delas é adequada para um estilo de visitante, do mais preparado fisicamente até o sedentário e crianças pequenas. As trilhas levam a um mirante com vista para as praias e Morro do Careca. Para participar, é necessário fazer o agendamento prévio, através de e-mail ou telefone.

Piquenique

Se a ideia é reunir a família ou os amigos e curtir um piquenique ao ar livre, desfrutando de tranquilidade e ar puro, saiba que esse é o lugar ideal. Basta levar a cestinha e aproveitar a área de piquenique do Bosque dos Namorados, que é o setor de uso público do Parque das Dunas. Para quem não quer levar o lanche de casa, vale lembrar também que existem restaurantes no local.

Exposições e pesquisa

No Centro de Pesquisa é possível saber mais sobre a fauna e a flora do parque e ainda visitar a sala de exposição. Um bom programa para quem, além de passear, gosta de se informar e aprender sobre temas relacionados a questões ambientais. Os grandes admiradores da natureza podem, inclusive, solicitar mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Para fazer a solicitação, é preciso enviar um e-mail para o parque, com informações sobre quantidade e espécie desejada.

Corrida e caminhada

Um espaço tão grande e privilegiado é o cenário perfeito para quem gosta de praticar exercícios ou apenas caminhar tranquilamente, admirando a paisagem. Vale a pena se deixar surpreender pelas belezas que for encontrando pelo caminho.

Não vê a hora de fazer uma visita ao Parque das Dunas? Ele fica localizado no bairro Tirol e funciona de terça a domingo, das 8 às 18 horas. A entrada custa R$ 1,00 e crianças de até cinco anos, idosos e escoteiros uniformizados não pagam. Bom passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário