Das praias caribenhas ao agito das metrópoles, a Colômbia vem se firmando cada vez mais como um destino seguro e atrativo na América do Sul.
Para um brasileiro, é muito fácil se sentir em casa. Os sons, cores e sabores de lá combinam com os nossos, e o famoso portunhol é suficiente para garantir a comunicação. Além disso, os preços baixos em pesos fazem a viagem ser mais acessível do que você imagina!
Quando viajar para a Colômbia?
Na hora do planejamento, uma das principais perguntas que deve ser feita é “qual é a melhor época para ir”?
Bom, essa decisão é simples no caso da Colômbia, já que o país tem apenas duas estações: seca e chuvosa. As temperaturas se mantêm constantes ao longo do ano, então o que faz diferença é o volume de chuvas.
Bogotá
Como toda boa capital, Bogotá oferece um combo de boa gastronomia, cultura e vida noturna aos seus visitantes. Muitos estão na cidade apenas de passagem rumo à costa, mas isso não significa que não dê para curtir!
A dica é focar no essencial, começando seu dia na Plaza Bolívar e desbravando o Centro Histórico. Pode ir tranquilo, já que por ali sempre tem bastante policiamento! No Centro, existem diversos museus, centros culturais e bons cafés, capazes de te fazer perder a noção da hora. Aproveite, mas tente manter o foco para ter tempo de subir no principal ponto turístico da cidade, o Cerro de Monserrate.
Muitos saem do aeroporto durante conexões longas só para isso. Nesse caso, é uma boa deixar sua mala de mão em um guarda-volumes para ir mais leve.
Aliás, aqui vão mais três boas dicas para visitar o Monserrate:
1 - Se possível, vá no final do dia para curtir o pôr-do-sol e o início da noite lá de cima. A vista é incrível!
2 - Bogotá é frio, e no alto mais ainda. Leve um bom casaco!
3 - Altitude pode causar mal-estar no começo. Se tiver mais dias, deixe esse programa para o final. Se não, beba bastante água e evite outras formas de subir que não o teleférico.
4 - Caso esteja em Bogotá em um domingo, vale a pena incluir nesse roteiro um passeio pelo Parque Simón Bolivar e uma voltinha na tradicional feira de rua de Usaquén.
Cartagena
Queridinha dos brasileiros, Cartagena é sedutora e vibrante. A cidade tem bastante oferta de hospedagem, desde hostels e pousadas charmosas até super hotéis de luxo.
Independente da sua escolha, nossa dica é se hospedar no Centro Histórico, de preferência em Getsemaní. É lá que você vai encontrar a maior parte dos bares, restaurantes e pessoas, além de ficar bem próximo às principais atrações turísticas.
O que fazer em Cartagena?
1 - Passear pelas ruazinhas fotogênicas;
2 - Difícil não se encantar por Cartagena, e muito disso é por conta da sua arquitetura colonial. Para quem adora portas e janelas coloridas como nós, é um prato cheio;
O centro histórico de Cartagena.
O colorido centro histórico de Cartagena.
3 - Conhecer o Castillo San Felipe;
Esse é um passeio que mostra a beleza de Cartagena em uma perspectiva mais histórica, ajudando a entender o porquê do apelido de Cidade Amuralhada!
4 - Assistir ao pôr-do-sol nas muralhas:
Aliás, passar um fim de tarde nas famosas muralhas de Cartagena é uma experiência marcante! O restaurante Café del Mar costuma ser disputado, mas o monumento é extenso e oferece cantinhos mais reservados. Escolha um e aproveite o festival de cores no céu!
5 - Tomar limonada de coco;
Refresque-se do calor cartagenero tomando uma bela limonada de coco, bebida típica da região. É uma delícia!
Cartagena à noite
A vida noturna de Cartagena é movimentada e nada melhor que curtir uma noite de salsa e reggaetón.
Cartagena é uma cidade animada e de espírito jovem, então não faltam boas opções para curtir a noite. Para viver uma experiência ainda mais completa, nossa dica é escolher lugares que toquem música latina. Se tiver salsa ao vivo, então, melhor ainda.
Relaxar nas Islas del Rosario
Tudo isso é ótimo, mas sabemos que você deve estar aí pensando “mas e as praias de Cartagena?”. Então, para chegar naquele marzão nível Caribe você precisa pegar um barco até uma das Islas del Rosario.
Vários passeios saem do porto principal, mas existem opções de hospedagem para quem quer ficar mais tempo. A Playa Blanca (Isla Baru) é a mais conhecida, mas é por isso mesmo que pode ficar bem cheia nos fins de semana e na alta temporada.
Islas del Rosario, na Colômbia
Vale a pena ver outras possibilidades, ou então procurar cantos mais afastados na praia. Para quem vai para San Andres na mesma viagem e tem poucos dias, cortar as Islas del Rosario do roteiro pode ser uma forma de otimizar seu tempo por lá!
San Andres
Ver o famoso mar das sete cores está na sua lista? Pois devia mesmo! A ilha caribenha de San Andrés é um dos destinos imperdíveis na Colômbia, com preços mais acessíveis que o restante do Caribe e diversas opções de voos.
Quer combinação melhor para a férias que sol, água de coco e um mar cristalino? Os principais passeios em San Andres incluem mergulhos na piscinita e no famoso trampolim de West View, conhecer o Hoyo Soprador e fazer uma volta à ilha. De noite, é hora de rumba!
Santa Marta
Ao contrário de Cartagena, Santa Marta serve mais como base do que como destino. De clima mochileiro, a cidade é um ponto estratégico seja para conhecer as praias incríveis do Parque Tayrona ou para fugir para as montanhas e desbravar a misteriosa Sierra Nevada.
A pequena cidade de Minca é um ótimo destino para um bate-e-volta, com cachoeiras, temperatura amena e uma vibe mais hippie. Já para os mais aventureiros, a dica é procurar saber sobre o trekking para o sítio arqueológico da Ciudad Perdida.
Medellín
Pode esquecer o que você viu naquela série de TV, porque a Medellín de hoje é uma cidade segura e super interessante. Não tem praias, é verdade, mas dê uma chance e se surpreenda com a Cidade da Eterna Primavera!
El Poblado é o bairro que concentra o maior número de bares, casas noturnas e opções de hospedagem, principalmente nos arredores do Parque Lleras. Cidade natal do cantor Maluma, que por sinal, fez parceria com a Madonna em uma música chamada Medellín.
Uma vez em Medellín, vale a pena incluir também no seu roteiro um bate-e-volta para conhecer a vizinha Guatapé e a famosa Piedra del Peñol. Prepare os joelhos para uma cansativa subida de escadas, mas não deixe de ir: esse visual compensa cada degrau!
Eje Cafetero
Você sabia que a Colômbia é conhecida por produzir um dos melhores cafés do mundo? Sim! Muito procurada por adoradores da bebida, a região do Eje Cafetero é deliciosamente agradável de viajar.
Salento é a base para os que exploram a área, com boa infraestrutura turística. Dali, todos os dias saem diversos tours temáticos para fazendas de café e outros para conhecer a paisagem singular do Valle del Cocora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário