segunda-feira, 15 de maio de 2023

Saiba o que fazer em Guarapari, um dos destino de praia do Espírito Santo

 

Guarapari é um dos principais destinos de praia no Espírito Santo que vale a pena conhecer, especialmente devido suas areias terapêuticas com propriedades mineiras curativas! Ficou curioso? Então é só rolar a tela:

Guarapari é uma cidade litorânea do estado do Espírito Santo, conhecida por suas belas praias. São mais de 50 opções entre águas cristalinas de mar calmo, e agitadas ondas para surfista nenhum botar defeito.

A cidade oferece ao visitante diversas atrações de ecoturismo, como praias, piscinas naturais, parques, reservas ecológicas e mirantes. Além de uma movimentada programação noturna em torno de sua orla.

Ela também possui rico conteúdo histórico com base na cultura de seus primeiros habitantes indígenas e na fundação pelo padre jesuíta José de Anchieta, que chegou até a região com a missão de catequizar os aldeões.

Tem como marco, o local onde se deu início o povoamento de Guarapari, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, hoje tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Tanto sua edificação como o acervo de obras sacras datadas do século XVIII estão abertos a visitação.

Os sabores da culinária regional são outros atrativos dignos de maior atenção. São pratos da temática litorânea com influência nas culturas africanas, indígenas e europeias, preparados em panelas de barro fabricadas ali pela região.

O que fazer em Guarapari

As principais atividades, conduzem ao mar, claro! Como os passeios náuticos a bordo de escuna para conhecer as praias e ilhas mais distantes, com direito a paradas para mergulho e contemplação da vida marinha. Os visitantes podem pegar uma embarcação no conhecido canal de Guarapari e ainda aproveitar da estrutura de bares e restaurantes na orla.

Os passeios que envolvem esportes aquáticos também são bastante tradicionais na cidade, e fazem a diversão dos mais ousados. Há opções desde o jet banana, caiaque e stand up paddle até vela e canoa havaiana.

Outra atração imperdível é uma visita ao Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, o local é uma unidade de conservação da restinga. Neste passeio o visitante pode fazer trilhas, conhecer a notável Lagoa de Caraís, que tem uma coloração avermelhada, admirar o mirante com vista para a lagoa e a serra de Buenos Aires ao fundo, e ainda acessar algumas praias rústicas da região.

A programação noturna na cidade também é muito conhecida, são vários lugares para curtir a noite capixaba, como os bares e restaurantes na região central, ou a badalação das casas noturnas de Meaípe e da Nova Guarapari.

As atrações do agroturismo na região das montanhas também são uma ótima pedida. Por lá é possível encontrar várias delícias da região, como doces e bebidas produzidas pelas comunidades. A viagem é curtinha, a 15 km do centro, e oferece opções de hospedagem também.

Listamos algumas das atrações imperdíveis de Guarapari, veja:

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Parque Natural Morro da Pescaria

Praia da Areia Preta com o letreiro de Guarapari

Praia das Castanheiras

Praia dos Namorados

Prainha de Muquiçaba com a estátua de São Pedro

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição

Praia do Morro com o monumento ao Marlin Azul

Praia dos Padres

Praia de Bacutia

Praia de Peracanga


As praias são as grandes estrelas da região. Algumas são mais centralizadas, como a famosa Praia da Areia Preta conhecida pelos supostos poderes medicinais que a areia de coloração escura oferece, e a praia das Castanheiras, com suas águas cristalinas e faixa de areia clara ornamentada por frondosas árvores de castanheiras. Ambas as praias são próximas e cortadas pelo histórico “Siribeira Late Clube”, um ponto para embarcações que conta com estrutura de restaurante e bar.

Também na região central fica a Praia dos Namorados, uma praia pequena e bem aconchegante, constituída por formações rochosas que possibilitam a criação de piscinas naturais. A curiosidade sobre seu nome se dá pela lenda de que um casal de namorados teria ficado enfeitiçado de amor devido a magia do lugar.

Mais para região sul da cidade estão as praias dos Padres e Bacutia, ambas tranquilas e ótimas para passar o dia relaxando. Inclusive é bom ir preparado, pois a área não tem muito comércio. Já a praia do Peranga, ao lado da Bacutia, é uma praia de águas mais agitadas, e por lá é possível nadar com as tartarugas.

E na região mais ao norte do município, a praia do Morro é uma boa pedida, atendendo a todos os públicos. Isso se dá porque parte da praia é de águas calmas e parte de águas agitadas, além de não ser tão movimentada quanto as praias do centro e de disponibilizar farta faixa de areia para os banhos de sol. Conta ainda com ótima estrutura de quiosques, pista de caminhada e ciclovia.


Veja algumas opções recomendadas para os banhistas:

Praia da Areia Preta

Praia das Castanheiras

Praia dos Namorados

Praia dos Padres

Praia Bacutia

Praia do Peranga

Praia do Morro

Praia de Santa Mônica

Praia de Setiba

Praia das Virtudes

Onde ficar em Guarapari

Em Guarapari o visitante pode contar com boas opções de hospedagem a poucos passos da praia. As ofertas são basicamente de hotéis, pousadas e aluguéis de temporada.

Há opção de se hospedar no centro da cidade e aproveitar para percorrer os principais roteiros históricos a pé, ou recorrer as acomodações ao entorno, entre as regiões sul e norte. Estas últimas oferecem tranquilidade e contato com a natureza em acomodações que agregam simplicidade e conforto a preços justos.

Guarapari oferece uma hotelaria que preza pelo conforto por meio de boa estrutura, serviços e atendimento cordial, característica do guarapariense. Há possibilidade de acomodações neste estilo tanto na parte central, que é um pouco mais movimentada, quanto nos arredores, estes reservam ambientes mais sossegados.

As casas de temporada são ótimas opções para viagens em família, pois além de remeter ao ambiente caseiro e aconchegante, proporcionam mais liberdade. Além de ser uma possibilidade de manter o orçamento da viagem equilibrado, devido aos valores.


Onde comer em Guarapari

Guarapari tem em sua culinária local uma forte influência das culturas de origem africana, indígena e europeia, presentes nos sabores dos pratos tradicionais a base de frutos do mar e peixes da região. É o caso de duas das maiores expressões da gastronomia da região: a moqueca e a torta capixaba, preparadas em panela de barro.

No quesito moquecas, o restaurante Gaeta é um dos mais tradicionais. Localizado em frente a Praia de Meaípe, oferece vista para o mar num ambiente agradável e atendimento de primeira. Os preços são um pouquinho salgados, mas levando em consideração os pratos serem super bem servidos, é justificável.

Se a preferência for por uma gastronomia mais abrangente, o restaurante Casa Marracini oferece um cardápio mais variado, com pratos das cozinhas italiana, brasileira e contemporânea, além de servir frutos do mar e também apresentar opções para vegetarianos, tudo com valores bem simpáticos.


Quando ir para Guarapari

Os meses mais procurados são de dezembro a março, período de alta temporada de verão. Época muito favorável para o turismo no município, pois combina as altas temperaturas com o período de férias. O que torna a região atrativa para famílias em busca de um refúgio de veraneio e até grupos de jovens atrás de badalação.

Devido ao fluxo maior de pessoas neste período o trânsito pode apresentar acumulo e a oferta de hospedagem e alimentação podem ficar mais concorridas. Assim, o legal é se antecipar, buscando por rotas alternativas e fazendo as reservas com mais antecedência.

A cidade reserva outros bons períodos para quem vai pelo ecoturismo. Neste caso, os meses mais indicados vão de abril a outubro, com baixa probabilidade de chuvas. Também são meses de baixa temporada, então a cidade tende a ficar mais tranquila, principalmente durante os dias de semana.

Já para os apreciadores da vida marinha os meses de dezembro a maio ganham destaque por apresentarem águas mais claras tornando a visibilidade melhor para os mergulhadores.

Outra dica é passar o revéillon na cidade. Os valores são bem acessíveis se comparados a outros destinos praianos no Brasil.


Quantos dias ficar em Guarapari

Guarapari reserva vários lugares incríveis para conhecer, assim para aproveitar melhor a cidade o indicado é ficar ao menos 5 dias. Dessa forma haverá tempo de sobra para curtir tanto a programação do dia quanto da noite.


Como chegar em Guarapari

Chegar a Guarapari é relativamente fácil, há possibilidade de fazer parte do percurso de avião, aterrissando no Aeroporto de Vitória e continuar o percurso pela estrada de carro ou de ônibus.

Ou ainda fazer todo o percurso via terrestre. Este recurso é bastante comum entre os visitantes das cidades vizinhas e pelos viajantes dos estados próximos, como Minas Gerais.

A cidade também possui um aeroporto municipal, mas este só recebe voos particulares.

De avião

A principal porta de entrada do estado do Espírito Santo fica na sua capital, Vitória. É de lá que chegam os voos domésticos e internacionais no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles.

As principais companhias aéreas operam voos diários para a cidade. De São Paulo para Vitória, por exemplo, a distância de voo leva em torno de uma hora e meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário